Lab Criativo
28
Outubro 2016
Filmes Pedidos . Filme - Concerto
Filmes Pedidos . Filme - Concerto
Sexta, 28 de Outubro de 2016 | 21h30
Sexta, 28 de Outubro de 2016 | 14h30 - sessão para escolas
Local: Teatro Virgínia
Público alvo: M 8 anos
Duração: 60 min

Quando o cinema nasceu, no tempo do mudo, surgiram também os músicos acompanhadores de filmes que, no encontro com a imagem, improvisavam as primeiras bandas-sonoras.

Com estreias quase todas as semanas, estes músicos começaram a organizar o seu repertório por temas – ação, mistério, ameaça, peripécias, romance, tragédia – que depois adaptavam a cada novo filme que chegava.

Inspirados por este primeiro encontro entre música e cinema e composição e improvisação, António-Pedro, Ricardo Freitas e Eduardo Raon preparam-se para um encontro único e desconhecido: o da sua música com os filmes que nunca viram. No início os espectadores escolhem o filme que querem ver e o improvisado encontro de sons e imagens começa…

O encontro entre a escolha do espectador e o desconhecimento por parte dos músicos dos filmes que vão musicar, coloca neste projeto a improvisação numa zona privilegiada, ao mesmo tempo que intensifica a fruição de um repertório riquíssimo do cinema primitivo, selecionado por um dos maiores especialistas portugueses da história do cinema, Nuno Sena, diretor do Festival Indie Lisboa.



Bio _____________________________________________________________________________
Fundada em 2009, a Companhia Caótica demarca-se pela sua aproximação poética e humoristicamente terapeutica ao público, criando objetos artísticos cuja fonte de inspiração é, muitas vezes, autobiográfica. O seu objetivo é provocar uma resposta do espectador, tocar nas memórias coletivas e individuais, incentivando o pensamento livre e criando neste processo uma forte interdependência entre público e obra.


 

Bateria, percussões, melódica, voz António-Pedro
Harpa e eletrónica, saxofone, stylophone, voz Eduardo Raon
Baixo acústico, efeitos, voz Ricardo Freitas
Apresentação e locução de intertítulos Marta Azenha
Conceito e direção artística António-Pedro
Colaboração Caroline Bergeron
Curadoria dos filmes Nuno Sena
Figurinos Zafu Futon
Produção executiva Maria João Garcia
Produção Companhia Caótica
Coprodução Teatro Viriato
Bilhete 3€

stqqssd
 
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31
 
 
 
Desenvolvido por